8 de dezembro de 2011

Rosa Ramalho

Nome completo: Rosa Barbosa Lopes.
Nascimento: 14 de Agosto de 1888.
São Martinho de GalegosBarcelos.
Morte: Dezembro de 1977 (89 anos).
Nacionalidade: Portuguesa.
Ocupação: Barrista.









1 comentário:

  1. Olá, chamo-me Fabiano e fiquei orgulhoso por ver uma menção à Rosa. Eu descobri que sou sobrinho-neto da Rosa Ramalho por mero acaso, sim. Sempre tive imenso orgulho do meu avô paterno Casimiro Barbosa Lopes, irmão mais novo da Rosa e mesmo antes do advento da Internet eu pegava o atlas geográfico e, olhando os documentos antigos dele (passaporte etc.) procurava Portugal e Barcelos e ficava a pensar que ele poderia ter sido membro de uma família bem maior...teria irmãos, primos, sobrinhos?

    Durante anos eu sempre fiquei a ouvir histórias que meu pai repetia e que haviam sido contadas pelo pai dele de quando vivia lá em Galegos de São Martinho. Dizia que era um exímio jogador do pau de salto. Eu fazia uma cara de interrogação e pensava: " - Que diabos é isso?"

    Toda a minha infância foi permeada por essa atmosfera de curiosidade sobre meus antepassados daquela terra distante lá na Europa. De posse dos documentos pessoais desse avô fui investigando com muito mais segurança quando passei a contar com a Internet. Todavia, só em 2009 que uma noite eu navegando por sítios e blogs portugueses apertei os olhos numa foto de uma senhorinha de lenço à cabeça e com uma semelhança muito grande com o meu avô. Ela tinha por sobrenome (apelido) "Barbosa Lopes", era da mesma freguesia e fazia a mesma coisa que meu avô fez até morrer aqui no Brasil (RJ). Ele também era ceramista e artesão.

    Nessa noite gritei papai e perguntei: "- Pai, o vovô tinha alguma irmã famosa em Portugal?" ao que ele respondeu: "- Bem, ele uma vez recebeu pelo correio um jornal onde apareceu uma irmã dele chamada Rosinha que tinha feito sucesso lá com artesanato." Então eu exclamei: "- É ela!".

    Ele veio ao quarto e olhou dizendo: "- Nossa! É a cara dele!".

    Estava terminada minha peregrinação por notícias sobre familiares do meu avô após tantos anos. Dali em diante foi só eu buscar notícias sobre a família dela e encontrei a Teresa Ramalho, bisneta dela e um amor de pessoa que ao receber por e-mail os documentos do meu avô com nomes de pai e mãe confirmou dizendo: "- Sim, são irmãos!". Que emoção.

    Até hoje trocamos mensagens e já recebi de 2009 até hoje vários e-mails, convites de visita, artesanatos feitos por ela e pela mãe Júlia Ramalho (neta da minha tia-avó Rosa Ramalho), fotos e a certidão de batismo autenticada (que me permitirá ter cidadania portuguesa, pois era o que faltava).

    Uma curiosidade da Teresa foi eu com apenas 34 anos ser sobrinho-neto da Rosa Ramalho. Expliquei-lhe que é fácil entender. Meu pai que tem 66 anos nasceu quando o pai dele tinha 52 anos. Meu avô faleceu com 73 anos em 1969. Era irmão mais novo da Rosa que nasceu em 1888.

    Se quiserem ver a semelhança física entre os irmãos é só buscarem no Google o nome "Casimiro Barbosa Lopes" e verão um velhinho careca. Há outras fotos em que ele está jovem.

    Obrigado por se recordarem da minha tia-avó. Quem souber mais sobre ela me avise, por favor. Queria ver um vídeo da Amália Rodrigues feito pela Ina francesa que mostra a visita dessa cantora a Portugal e entre outras pessoas aparece a Rosa Ramalho.

    Um abraço desde o Brasil.

    Fabiano.

    ResponderEliminar